BEM-ESTAR PARA VOCÊ – AVENTURAS NA COZINHA

Sempre que cito a palavra bem-estar eu me pergunto “O que ando eu, fazendo para promover o meu também?”. 


Trabalhando nessa área a mais de 10 anos pude perceber o quanto as pessoas estão cada vez mais cansadas, mais atoladas de tarefas e cada vez mais esgotadas. E não necessariamente estão sendo mais produtivas.

Aliás, privar-se do seu tempo de descanso e lazer diminui e muito a sua produtividade, compromete seu humor e afeta suas relações com o outro.

Esgotada por estar a meses sem desfrutar de um domingo, decidi fazer coisas novas esse fim de semana, curtir de fato minha folga e resolvi me enveredar em receitas novas na cozinha.

As pessoas da minha família certamente estarão pensando “Andréa na cozinha? Balela!”. Resolvi me aventurar.

Pesquisas apontam que para um cérebro mais ativo e eficiente devemos sempre exercitá-lo com tarefas prazerosas e principalmente que o desafiem. E cozinhar é um grande desafio para nosso grande e poderoso centro de comando.

Primeiro, nosso cérebro precisa estabelecer novas conexões neurais para se manter mais ativo e saudável e explico aqui porque uma receita nova, além de lhe promover um bem-estar sem igual reenergiza sua mente:

1) desafio: uma receita nova, algo nunca experimentado já o deixa em estado de alerta. Que cuidados devo ter? O que devo esperar dessa etapa? É um start para sua mente.

AndréaAndrade-receita-porcini

2) concentração: você precisa estar focado para que tudo ocorra bem. Seu cérebro estará trabalhando ativamente para isso.

AndréaAndrade-receita-sobremesa

3) ativação de outros sentidos: cozinhar é um grande exercício neural pois você ativa praticamente todos os sentidos: paladar (ao provar os alimentos), olfato (ao sentir o cheiro dos ingredientes e da comida sendo preparada), tato (ao sentir a textura das ervas e itens da receita), a visão (que é aguçada com a cor dos alimentos, e tem de estar apurada para identificar o andamento da receita) e audição (claro, cozinhar com uma música é muito mais prazeroso).

AndréaAndrade-receita-durante

4) prazer e satisfação: e claro, depois de tudo pronto, nada como a grande recompensa de ter o prazer de saborear um delicioso prato preparado por você mesmo. Seu estômago e cérebro agradecem!

AndréaAndrade-receita-pronta

Aliás, ficou uma delícia minha primeira de muitas:  massa com presunto serrano, farofa de porcini e sobremesa especial de limão siciliano.

Claro que acidentes acontecem, mas não estresse seu cérebro com isso, afinal é momento de lazer.

AndréaAndrade-receita-acidente

Excelente semana a todos, e o que você promoverá para o seu bem-estar hoje?

P.S. Agradecimentos especiais à Adrienne Fernandes pelas receitas maravilhosas.

Andréa Andrade
(61) 3039-4849

Adicionar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *