Como a MEDITAÇÃO melhorou minha vida
Se você já desistiu de meditar na primeira tentativa trago uma boa notícia: você não está só, e a melhor, tem jeito!
O famoso “esvaziar a mente” sofreu uma atualização e agora a onda é técnica Mindfullness, a técnica da Atenção Plena. Consiste em praticar e desenvolver estados de consciência sobre as emoções e pensamentos que o cercam.
Como sabemos nossa mente é uma máquina de pensar e sentir, estamos o tempo todo pensando e sentindo algo: alegria, ansiedade, preocupação, medos, angústias, tristezinhas, raiva, dentro outros.
A vida tumultuada e o cotidiano cada vez mais atribulado de tarefas e demandas profissionais, sociais e pessoais nos deixa muitas vezes perdido e atordoado no meio dessa confusão de pensamentos e sentimentos. E a meditação nos ajuda justamente no aspecto de estarmos atentos ao momento presente.
O que passou já era, o o futuro ainda está por vir. Quando focamos no momento presente aliviamos boa carga de ansiedade e preocupação desnecessárias que nos levam a outros problemas físicos, mentais e emocionais.
Para quem já tem a prática de meditação como hábito, os benefícios são notáveis nas primeiras semanas.
No meu caso melhorou a minha organização mental, uma vez que amenizou bastante a ansiedade sem motivo parente que tomava conta da vida que levava. Passei a não gastar energia com emoções que não me ajudam a crescer. Quando me percebo com algum sinal de ansiedade ou preocupação como palpitação, aflição sem motivo me questiono “por que estou sentindo isso?”. Geralmente é pela expectativa de alguma tarefa a ser feita “tenho que retornar a chamada de Fulano, mas já agendei mentalmente que retornarei às 15 horas”. E assim a mente se acalma.
Em dias de pico quando a lista de tarefas é maior ou as tarefas são mais importantes, são os momentos que mais faço pausas para respirar profundamente e perceber meu corpo a desfrutar de um estado de paz e tranquilidade.
Se eu puder dar uma dica, iria, apenas comece. E se tempo for um empecilho pense que não é necessário ter uma hora contínua para isso. Pausas de 15 minutos, ou simplesmente, parar para respirar já ajudam bastante.
Em breve disponibilizarei um vídeo ensinando técnicas práticas e fáceis de melhorar seu estado de consciência para um vida mais calma e tranquila.
Até a próxima e quando as coisas parecerem fora de controle, respire!
Andréa Andrade
Acompanhe meu Instagram:
Adicionar Comentário