FILTRO SOLAR
Sugestão da querida Helô da Asa Norte,
Protetor solar, seu uso é obrigatório e indiscutível para a saúde, beleza e longevidade da pele.
Muita gente se queixa “não uso protetor solar pois deixa a minha pele mais oleosa”. Essa desculpa não é mais válida pois já temos disponível no mercado várias marcas com produtos de textura mais leve, “oil-free”, que tendem a diminuir este desconforto, por terem composição “não-comedogênica”, ou seja, tem uma menor predisposição à formação de comedões (cravos). Tem em formatos de spray, pó, sérum, gel…
Para quem adora se maquiar no dia-a-dia e acha que o produto deixa a maquiagem pesada, pode optar pelo protetor solar em pó, que além de tonalizar e homogenizar o tom da pele, conferem à mesma barreira física e química. Sabe o que mais? O óxido de Zinco que normalmente compões os protetores solares é um ativo comum em produtos anti-acne.
Outra alternativa são as bases com proteção solar, mas estas não devem ser usadas na praia, apenas no dia-a-dia, para o trabalho.
Importante ressaltar que o hábito de se proteger do sol e uso freqûente de protetor solar ajudam a evitar o câncer de pele, fotoenvelhecimento, queimaduras e manchas na pele. Na hora de comprar um protetor solar fique atenta se o produto tem registro ANVISA (o conselho vale para qualquer cosmético), e também observe se possui indicação da porcentagem de proteção U.V.A. e U.V.B.
Qual a diferença entre U.V.A e U.V.B.?
Os raios UVA, penetram em maior profundidade atingindo e alterando o DNA das células da camada basal da pele, predispondo ao câncer, uma vez que, tais células tem alto poder proliferativo e geram as demais células da pele. O perigo dos raios UVA, é que estes ocorrem também em tempo de mormaço. Infelizmente, só temos o hábito de usar protetor quando se está no “Sol quente”, o que é um grande equívoco, já que o raio UVA, é silencioso e o mais perigoso.
Já os raios UVB, são os raios que agem em superfície e conferem o bronzeado, a vermelhidão ou até as queimaduras da pele. Por um lado estes nos alertam quando é hora de parar já que a pele começa a mostrar os sinais de sensiblidade e ardência. No entando, abusar da pele no sol pode gerar consequências danosas, especialmente a longo prazo.
Existem várias marcas de qualidade no mercado. Eu prefiro recomendar as marcas profissionais que conheço e são compatíveis com os produtos e tratamentos que ofereço. No entanto, não quer dizer jamais, que devamos desmerecer os outros fabricantes. O mercado cosmético brasileiro é bastante competitivo e de boa qualidade. Só desconfio de protetores solares muito baratos pois as grandes empresas investem bastante em pesquisas na área e no desenvolvimento de novos ativos, o que muitas vezes incide no valor do produto.
Já passou seu protetor hoje?
Adicionar Comentário