FIM DE ANO e FENG SHUI

Já devem ter ouvido falar em FENG SHUI, não é?

Muita gente associa a técnica milenar chinesa ao misticismo ou superstição.
Sempre tive simpatia pela técnica, tentava aplicar alguns conceitos em casa ou no trabalho.
Mas desde o meu primeiro curso de FENG SHUI, não parei de estudar, me aprofundar e aplicar a técnica cada vez mais e mais. E funciona!! Seja pela fé, placebo ou coisa do tipo (ache o que quiser!),  mas uma coisa é fato: Todo mundo gosta de estar em um ambiente harmônico, limpo, arrumado, acolhedor e que transmita organização, aconchego e paz!
No oriente a técnica é tão levada a sério que existem escolas com formação aprofundada no assunto, que praticamente equivalem a uma graduação de quatro anos aqui. É considerada uma ciência!
Bem, o objetivo desse post não é necessariamente aprofundar no assunto FENG SHUI. Em breve postarei mais detalhes sobre os conceitos para cada tipo de ambiente.
O intuito hoje é fornecer-lhes algumas dicas práticas, aproveitando que estamos no fim do ano, encerrando um ciclo  e na expectativa de um  novo ano cheio de coisas boas!
Mas para isso não basta apenas as clássicas listas (que eu adoro!) de metas e desejos para o próximo ano!
É preciso que você desde já lhe forneça subsídios para realizá-los e para isso é necessário foco, disciplina e organização… ou seja,  vai precisar de FENG SHUI!

De nada adianta querer um ano cheio de dinheiro se você mal sabe onde anda seus documentos, boletos e faturas a serem pagos. Desorganização custa caro e para quem quer o bolso cheio, melhor anotar as dicas ou salvar o post nos Favoritos. Respire fundo e vamos lá…. à faxina!
Em casa ou no trabalho, livre-se de tudo que não funcione, que não usa, que não quer ver (fotos de ex-relacionamentos, ex-amigos, pessoas ou ambientes que não gosta de recordar). Não faz sentido guardar algo que atrapalha sua vida ou te faz sentir mal.
Sempre tem aquela desculpa…. “mas tal coisa tem valor sentimental”…  PELÁMORDE-DEUS DESAPEGA!! Você é capaz, força!  Dicas para ajudar:
– A flor (cheia de fungos e despedaçada) que você guardou com tanto carinho por não sei quantos anos, não precisa ficar acumulando pózinho alérgico e contaminado pela sua casa. Se você gosta tanto dela e de você, livre-se disso! Se for tão importante quanto um amigo, tire uma foto e guarde para lembrar.
– Sua avó querida não vai ficar ofendida se você se livrar daquele bolero que ela fez para você aos 10 anos de idade. Doe!
– Você não precisa ter uma guarda-roupa inteiro de roupas que não usa!! 
– Tenha apenas um par (no máximo 2!)  de roupas mais surradas para fazer faxina, pintar a casa, cuidar do jardim. Não precisa de uma coleção!
– O mesmo vale para roupas que se compra com um número menor com o intuito estimulá-lo a emagrecer… Tenha um par ou uma peça apenas. Nada de comprar roupas novas (menores) todo mês (QUE VOCÊ SABE QUE NÃO VAI USAR), se você não está na academia, muito menos fazendo dieta… Acorda minha filha! A roupa vai acabar na traça se você não mudar!

– Se aquele aparelho, móvel, roupa ou qualquer coisa possível que seja, não foi consertada até hoje… pense se é amanhã que você vai consertar, caso contrário… Livre-se disso agora! Entulho, coisas quebradas, sem uso e que não funcionam, representam energia ruim acumulada… não é bom para a circulação harmônica de Qi (a essência do Feng Shui).
– Evite ser um acumulador (dinheiro, PODE!). Casa cheia de coisas acumula mais poeira, dá mais trabalho para limpar. Sem contar que não cheira bem e não é esteticamente agradável de se ver.
– Tenha plantas vivas em casa. As plantas além de embelezarem qualquer espaço, renovam o ar e trazem boa energia. Se você não é do ramo, saiba que não dá tanto trabalho assim. Existem várias espécies que você só molha 2 vezes por semana no máximo. Se você ainda sim tem a desculpa de ser esquecido, coloca lembrete no celular… ou você pede para diarista molhar sempre que ela for!
ESCRITÓRIO E PAPELADA (meu terror…)

Se você é uma pessoa que trabalha, estuda, tem empresa, e várias outras atividades (como eu). Você não tem nada mais do que a obrigação de ter a papelada em ordem.
Este tópico me dá calafrios porque como dou aulas, faço muitas coisas e vivo tendo idéias malucas (dos mais diversos assuntos), eu tendo a acumular papéis. E preciso me policiar para não perder o controle.
Agendas, listas, fichários, caixas, envelopes e pastas classificadoras são itens indispensáveis, além das etiquetas.
Mas não adianta guardar de tudo e não saber onde achar, ou pior, nunca usar e virar alimento de traça (para não falar da nossa amiga barata, nojo!).
Tenha consciência do que é realmente importante guardar.
Contas de anos anteriores arquive em um fichário, que você vai recorrer só se precisar pesquisar ou comprovar algo. Não precisa passar por eles toda vez que estiver “procurando um papel importante”. Chame-o de Arquivo Morto, como as empresas fazem. Liste na capa ou anexe em uma folha de papel o conteúdo desde arquivo ou caixa, como : comprovantes antigos da escola de fulaninho, contra-cheques antigos (listar as empresas). Anote qualquer informação que te facilite encontrar quando precisar.

Compre pastas de cores diferentes, fica mais fácil localizar. A sua memória vai te ajudar mais rápido a achar “os contratos novos que sempre estarão guardados na pasta verde”.

Vou listar aqui algumas coisas que você deve classificar:
– Luz;
– Água;
– Condomínio;
– Aluguel;
– Telefone Fixo;
– Celular (um para cada linha);
– Banco (contratos, comprovantes, extratos e correspodências importantes)
– Cartão de Crédito (uma pasta ou espaço para cada banco ou bandeira)
– IMPOSTO DE RENDA!! Leão tá de olho!
– FGTS/Previdência/Contratos Trabalhistas;
– Notas e Recibos;
– Garantias e/ou manuais de aparelhos;
– Exames Médicos
– etc

Se você gosta de salvar os comprovantes de pagamento e boletos no computador lembre de fazer backup e mandar uma cópia para o seu email (JAMAIS ACHE QUE NUNCA VAI PERDER SEUS DADOS!! Tá se achando “O iluminado”? Eu que sei… ) Coloque no campo de assunto : Comprovante Conta de Celular do mês/ano. Assim fica fácil localizá-lo.

Enquanto estiver executando algumas ações, dependendo do seu grau de desorganização você vai pensar… “Isso tudo está me dando muito trabalho! Vai me cansar muito”… Lembre, vai ser só dessa vez se você se manter na linha!

Se você usar  minutos do seu dia guardando cada coisa no lugar não vai gastar seu dia todo ou seu fim de semana arrumando ou procurando.

Anote outra dica de ouro, se você está com o tempo atribulado para arrumar tudo agora:

Separe 5 caixas, cestos ou recipientes, com as seguintes finalidades:

Organizar depois: coisas que estão em bom estado e que você ainda quer e utiliza, só que está ainda fora de lugar
Doar: você aproveita para praticar a caridade. E por favor, não deixe a caixa de “Doar” o ano inteiro encostada acumulando poeira. Olha a energia estagnada! Doe e receba!
Consertar: só o que você realmente vai usar depois, e que valha a pena o conserto, do contrário: Lixo!
– Decidir depois: por favor, decida!
Lixo: livre-se do que não te serve mais!

Antes de acabar este post, que está enorme, UFA! Perdi meu fôlego de “atreta” aqui…

Lembre-se de fazer seu FENG SHUI interior (pessoal, espiritual):

– Desintoxique-se! Livre-se de sentimentos negativos (raivas, mágoas, rancores, inveja…). Nem precisava detalhar.
– Pratique esportes ou atividades que te façam bem: caminhada, bicicleta, meditação, namorar, cinema, etc.
– Perdoe
– Perdoe-se
– Ame-se
– Ame
– Alegria!

* Lembrar que quem planta alegria colhe sorrisos e pare de se lamentar que a vida é muito bela!

FELIZ ANO NOVO pessoal!

Andréa Andrade

.P.S.: Se precisarem de consultoria Feng Shui para sua casa, empresa ou trabalho só entrar em contato 61- 3039-4849 ou andrea.massagens@gmail.com

Se precisarem de alguém para arrumar sua bagunça e te ensinar a ser organizado. Indico minha amada Cris http://simplesmenteorganizar-cristiane.blogspot.com/ . Cris é especilista em bagunça, ou melhor, em arrumação!

Adicionar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *