HIDROQUINONA – Porque não uso e nem recomendo!

Já devem ter ouvido muito falar em Hidroquinona, não é mesmo?
Para quem não conhece, trata-se de um ativo muito usado para clareamento de manchas na pele, os famosos melasmas. Também conhecidos como mancha “asa de borboleta”.
Mas vocês sabem porque não uso, não usaria nem recomendo?
Vamos falar um pouquinho de história… a Hidroquinona foi descoberta na época da 2a. Guerra Mundial, pois clareava pêlos de gato preto. No período da sua descoberta foi um boom e muito utilizado para clarear manchas. Agora você cara, leitora, imagine um substância que clareia um pêlo preto de um animal o que não pode fazer com a sua pele?
Extremismos à parte, vamos ao que interessa. Se clareia a  pele? Realmente  clareia, mas a questão é que a Hidroquinona provoca a morte dos melanócitos (células que produzem melanina). Daí a pessoa passa a ter outra disfunção estética na pele… manchas brancas. E o pior? Não repigmenta, a não ser por outros métodos (tatuagem, pigmentação artificial definitiva…).

Diversos países da Europa, França por exemplo, já baniram o uso da Hidroquinona, por alegarem risco de câncer.
Mas por que alguns dermatologistas brasileiros ainda receitam a Hidroquinona, e o pior, a porcentagens altíssimas?
Justamente, porque a Hidroquinona até hoje é um ativo consagrado para alguns profissionais no tratamento de manchas. Mas os profissionais que se especializam e frequentam os melhores congressos e simpósios da área de Estética e Cosmetologia já sabem da existência de diversos outros ativos e ácidos com efeito tão bom quanto e que não oferece tais riscos à saúde e aparência da sua pele.
Alguns exemplos? Ácido azeláico, mandélico, ácidos vulcânicos etc.

Para que se arriscar tendo tanta opção boa e segura no mercado? Sem contar da famosa Vitamina C, que tem ação anti-oxidante e serve como preventivo.

HIDROQUINONA NÃO!
Abraços,
Andréa Andrade
 (61) 3039-4849

Andréa Andrade – Beleza e Bem-Estar
SCLN 110 Bloco A subloja 61 – Asa Norte



12 Comenários

  • Jonathan Cardoso Gomes Rodrigues Posted 17 de outubro de 2011 20:30

    Querida Doutora…
    A hidroquinona realmente oferece um risco de desenvolvimento de cancêr de pele. Porém este risco é menor do que os riscos que a própia luz solar oferece. Não sou eu quem diz, mas sim estudos concluidos em 2010 por um grupo de alemães. Achu que você esta exagerando e sendo extremista. Além do mais não existe no planeta por enquanto um composto que faça um efeito melhor ou pelo menos se iguale a hidroquinona. Os que chegam mais perto são os acidos vulcanicos. Admiro a sua preocupação, mas eu sendo formado em Odontologia, e com mestrado em Estética, conversei com doutores dermatologistas que tambem ja leram artigos sobre a hidroquinona. Recomendo ao publico que consulte um médico antes de fazer o uso da Hidroquinona, pois seu uso indevido pode deixar sua pele muito desigual ao resto do corpo. Ou seja, manchas brancas que serão dificilmente corrigidas.
    Um grande abraço.

  • Regiane Posted 28 de novembro de 2011 17:40

    Olá gostaria de saber se vc fazer tratamento para essas manchas ? tenho mais nao muito escura mais me encomodo muito . bjss . regiane !

  • Andréa Andrade Posted 28 de novembro de 2011 17:50

    Olá Jonathan, obrigada pela sua colaboração. A minha questão com a Hidroquinona é que nos meus 10 anos de experiência e prática, até hoje convivo com mulheres frustradas com as manchas e com as acromias (manchas brancas, decorrentes do uso prolongado da Hidroquinona). Quando explico da causa todas são categóricas em afirmar “ninguém me alertou disso!!”. O tratamento de manchas é difícil, exige muita disciplina. O resultado com os ácidos vulcânicos é surpreendente e não causa acromia. Por isso, a meu ver eu não vejo justificativa para uso de um produto que possa deixar desigual a tonalidade da minha pele. Abraço e sucesso! Andréa Andrade

  • Andréa Andrade Posted 28 de novembro de 2011 17:57

    Ola Regiane,tudo bem? Faz-se necessario uma avaliação.Dependendo das causas das manchas vocë precisa de tratamento concomitante com dermatologista e/ou endocrinologista.

    Mas tratamento que oferecemos com acidos vulcanicos tem se mostrado bastante eficaz em diversos casos de melasmas.

    So que exige disciplina e voce deve usar rigorosamente os produtos recomendados, inclusos no tratamento.

    Desculpe a falta de acentuacao, meu teclado degringolou aqui. Quaisquer duvidas so entrar em contato, ou marque uma avaliacao gratis. Peca para marcar na minha agenda.

    De antemao ja te adianto que o uso de protetor solar sempre sera recomendado para evitar que as manchas escurecam e que novas manchas surjam.

    Abracos, Andrea Andrade

  • Stephanie. Posted 19 de março de 2012 23:01

    Olá! Vim procurar saber sobre a Hidroquinona e achei esse artigo muito bom por sinal. Eu fiz o uso da Hidroquinona à 4% indicada pela Dermatologista, e me causou o tal “efeito confetti”. Ou seja, me causou a despigmentação e me proporcionou manchas brancas matando os meus melanócitos. Estou muito chateada com essa indicação indevida, por isso digo que não apoio a Hidroquinona, pois seu seus efeitos e estudo por tal coisa. (Téc. em Estética). Beijos.

  • Isadora Couto Posted 14 de maio de 2012 13:24

    Com quanto tempo de uso os melanócitos morrem e essas manchas brancas podem aparecer? Eu usei Hidroquinona, mas durante pouco tempo, não mais do que dez dias, contando o total (pois nem sempre fiz uso contínuo, durante esses período). Ontem, resolvi suspender o uso, pois notei um clareamento irregular, como uma mancha levemente mais clara no buço. Como é bem sutil, fiquei na dúvida se ela já estava lá mas eu só havia notado agora (pois minha atenção aumentou por causa do tratamento)ou se já foi um efeito do produto mesmo.

    Será que período de dez dias já seria possível esse tipo de reação?

    De qualquer forma, já havia decidido suspender o tratamento e não voltar mais a ele, depois de ler alguns comentários sobre a hidroquinona.

    Ouvi falar de um ácido Kójico para esse tratamento. Será que esse é seguro?

    Obrigada.

  • Andréa Andrade Posted 24 de maio de 2012 03:15

    Olá Isadora, bem não sou capaz de te afirmar o tempo que as acromias (manchas esbranquiçadas, pela ausência de melanina. Mas eu particularmente não usaria, suspenderia o quanto antes. Ácido Kójico e Ácisod vulcânicos são boas opções.

    Mas lembre-se, qualquer tratamento com ácido, seja de indicação dermatológica ou cosmética, exige rigor, disciplina, paciência e muito filtro solar.

    Abraços,

    Andréa Andrade

  • Isadora Couto Posted 3 de junho de 2012 15:40

    Eu já suspendi o uso naquele mesmo dia. Não pretendo voltar à Hidroquinona.

    Obrigada pela resposta e pelas recomendações

    Abraços

    Isadora

  • Unknown Posted 6 de junho de 2012 19:31

    Me chamo lucia .Usei o hidroquinona 5% duranrte um mês e também fiz uso do ácido retinóico. A minha pele ficou linda, sumiu todas as manchas. Estou muito feliz e agradeço à minha dermatologista por ter me receitado hidroquinona. Ah! Usei no rosto e numa marca de uma antiga cirurgia. A cicatriz ficou bem mais clara e estou feliz com o resultado final.

  • Andréa Andrade Posted 11 de junho de 2012 00:42

    Olá Lúcia, obrigada por compartilhar sua experiência conosco! Parabéns pelo resultado e pela disciplina. Lembre sempre de usar filtro solar!

    Grande abraço,

    Andréa Andrade

  • Unknown Posted 30 de julho de 2012 14:44

    O melani d da La roche posay é bom para manchas de espinhas?

  • prof. Antonio Posted 9 de janeiro de 2013 16:14

    Olá. Me chamo Antonio, tenho 37 anos, uso hidroquinona durante 15 dias, a cada seis meses, ha mais de 4 anos faço isso, pois sofro de melasmas na face e na minha juventude fui extremamente descuidado e irresponsável na exposição ao Sol. Não tive complicações, mas concordo com o alerta de que hidroquinona não é para todos. Aliás, tudo que se usa no rosto tem um certo risco. É preciso ler bastante e pesar os pros e contras. Talvez o maior problema é que as pessoas pensam que hidroquinona é como um desses cremezinhos que se pode usar sempre. Para fazer efeito, a pele fica vermelha igual a um tomate maduro (tem de ficar em casa!!!)
    Necessário dizer também que hidroquinona sozinha não resolve muita coisa. Eu sempre uso como pré-peeling.
    No meu caso, os resultados tem sido ótimos. Posso dizer com toda certeza que já fui uns 5 anos mais velho do que sou agora:)
    Importante que as pessoas que dizem não ter tempo de repouso (pelo menos 1 semana em casa)não usem pois, para não ficar vermelho igual um peru, tem de diminuir a concentração e aumentar o tempo de uso, aí é que mora o perigo.
    Desejo sucesso para vocês e, especialmente para quem tem melasmas no rosto como eu (agora ninguém percebe, mas elas já foram marrons, visíveis de longe)digo a vocês: desistir é pior.
    Tudo de bom!

Adicionar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *